sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

PARA CADA RECEPÇÃO... TEM SIM UMA OPÇÃO!

por Fabrício Frezza

Quando organizamos uma grande festa ou preparamos um gostoso encontro, seja ele para um simples almoço ou um jantar com amigos, sempre pinta a dúvida:

Como devo servir meus convidados??

A resposta é:
Escolha o serviço que mais combine com o grupo convidado e que antes de mais nada, tenha o seu perfil. Não precisa ser mais nem menos: SEJA VOCÊ!
E isso não significa que você não pode variar nunca. Pode e deve.
O local, o menu, as bebidas, o fundo musical e a forma escolhida para convidar também  darão o tom da festa e definirão a melhor opção de servir seus convidados.
 Receba sempre com carinho, e deixe seus convidados aproveitarem ao máximo, sem frescuras e sem constrangimentos. Se não soa natural para o anfitrião, com toda certeza para os convidados também não.
Acerte na escolha e boa festa!

À FRANCESA 



O que caracteriza este serviço também conhecido como (diplomata) é o próprio convidado poder servir-se em travessas trazidas por garçons treinados e devidamente trajados com uniforme e luvas. Trata-se de um tipo de serviço bem adaptado ao espírito francês, muito usado em banquetes mais requintados ou em casas que mantém este clássico serviço e contam com garçons ou mordomo. O garçom apresenta-se com a travessa pelo lado esquerdo do convidado e deve inclinar-se ligeiramente para a frente, de modo a deixá-la bem próximo do prato. Os talheres de serviço ficam voltados em direção ao convidado a fim de que ele possa se servir. Neste serviço as precauções devem ser dobradas, pois o anfitrião deve garantir requinte e sofisticação do início ao fim.

À INGLESA


Este costume inglês de servir quando escolhido, deverá ser bastante rápido e exige grande habilidade profissional dos garçons, estes devem apresentar-se próximos a mesa e com travessas e rechauds de serviço à sua esquerda. A comida é servida diretamente no prato do convidado com o uso de talheres de apoio (sistema alicate). O serviço à Inglesa mesmo considerado antigo ainda é usado por muitos.

EMPRATADO


Modalidade muita usada em bons hotéis e restaurantes da alta cozinha. Consiste na montagem e decoração dos pratos na própria cozinha e em sua apresentação já prontos ao convidado. Existem basicamente dois tipos desse serviço o “simplificado” com uso do prato de tamanho normal, que podem ser de diversos formatos e modelos (muito usado por buffets), e também o “sofisticado”, em que usa-se pratos de tamanho maior, cobertos com uma tampa denominada cloche. Diferente dos demais neste serviço o garçom apresenta-se pela direita do convidado.


À BRASILEIRA



Este serviço com travessas sobre a mesa é uma modalidade usada ainda hoje em muitos restaurantes populares das cidades do interior do Brasil, é um tipo de serviço mais simples, antigo e basicamente caseiro. Consiste em preparar todas as travessas de comida na cozinha e colocá-las no meio da mesa dos convidados, para que os próprios possam servir-se à vontade, com ou sem ajuda.

AMERICANO




À Americana é uma modalidade de serviço surgida após a grande depressão norte-americana e consiste em acondicionar a comida em saladeiros e réchauds para que os convidados possam servir-se à vontade, com certeza o mais apropriado para quem não quer errar, além de permitir maior variedade no cardápio escolhido deixa o evento menos rígido e formal, este serviço é o “queridinho” da maioria das festas. O importante é distribuir aparadores de serviço suficientes para o número de convidados o que evitará transtornos e as inaceitáveis filas.

Montagem clássica para serviço completo:



Pessoal, opções não faltam... e uma delas com certeza dará o tom certo para sua festa.
Faça a lista, escolha um serviço e mãos a obra!
Beijos e até a próxima.
Fá Frezza

7 comentários:

Ju Padilha disse...

Fá adorei!!!
acho que podemos explorar estas possibilidades nos jantares da Confraria!!! confesso que adoro a maneira brasileira... pura fartura!!!
beijinhos

Elisa Piani disse...

Mo Bem é luxo, poder e glória!!!

Rodrigo disse...

Adorei teu blog!

Ah, e obrigado pela visita... bom finde
;)

Fabrício Frezza disse...

Queridos,
VARIAR ao receber... faz toda a diferença, não?

O carinho está presente na SURPRESA...

Adorei os comentários!

Vinicius disse...

Eu tô variante e burlesco!!

Marcio disse...

=D prefiro receber À VISTA!!! kkkkk

Juliana Salvetti disse...

Como canta Chico: "ponha os pratos no chão, e o chão tá posto", adoro à brasileira, não precisa muito luxo não.
E nós "gonorantes" confundindo à francesa com empratado, estou envergonhada...
E mais, odeio o serv-serv americano, abro exceção a 2 lugares aqui em ribeirão, pela excelência da comida: mangolini e éden, muito bom!!!!